top of page

Como começar no caminho do autoconhecimento?

"Primeiro, entenda, Autoconhecimento é uma Jornada. Não é um processo, não é uma tarefa, é uma Experiência. Essa experiência não tem início meio e fim, não existe espaço-tempo nessa experiência. Essa Jornada, dura toda a existência, e se você entender como trazer essa experiência para a experiência da vida, o seu velho irá aprender com sua criança. O seu Eu de 70, irá aprender com seu Eu de 7. Não existe espaço-tempo. O Autoconhecimento há de ser vivido no dia a dia, no todos os dias, você aprende consigo mesmo sobre si mesmo, diariamente. É só ajustar a percepção. Eai? Preparado pra desvendar essa jornada?"

Renata Pierre



o grandioso universo do autoconhecimento na busca de conhecer a si mesmo

O que é autoconhecimento?

Autoconhecimento, pelo o "auto explicativo" da própria palavra, é sobre conhecer a si mesmo. Ter consciência sobre si mesmo.


Infelizmente, este conceito se tornou algo extremamente abstrato. Sendo abordados de muitas formas diferentes e infelizmente, para a grande maioria das pessoas, um assunto que nunca foi e será sequer abordado.


Existem muitas pessoas que realmente querem adentrar esse mundo do autoconhecimento, mas não sabem nem por onde começar. São tantas e tantas informações que tudo fica confuso. Afinal, como assim conhecer a mim mesmo? O "Auto explicativo" do conceito parace que mais confunde do que clareia. Então, o objetivo aqui, é trazer as bases fundamentais dessa jornada, bases com as quais você irá construir a sua própria estrutura. Ser, diariamente, o seu próprio professor, e o seu aluno. Você irá ensinar e irá aprender com você mesmo, assim que você tiver as informações necessárias de como fazer isso diariamente. A partir do Conhecimento, a aplicação disso na prática se torna natural. Porque no final, o Autoconhecimento é prática, é ação, e portanto, não pode ser explicado em palavras, você precisa praticar!


Mas claro, serão as palavras que nos mostrarão o caminho de Como fazer isso, como entender e viver o autoconhecimento na prática. Começaremos então, por uma palavrinha presente na explicação do que é Autoconhecimento, a palavra Consciência, é por aí, que começaremos essa jornada!


1° passo: a consciência

Dito que, consciência (assunto que Lucia Helena Galvão aborda com tanta maestria em sua palestra "As esferas da consciência") apesar de ser algo que ainda não tenha sido entendido pela ciência, eu a vejo como: o todo.


o que é autoconhecimento

Eu vejo a 'consciência' como o 'todo'. Na minha percepção de o que é esse conceito, é a parte intocável fisicamente da natureza. A inteligência e sincronicidade que opera todas as coisas do universo. Desde os campos gravitacionais que faz com que todos os planetas se mantenham no espaço no mais impecável ritmo, até a gestação de um novo ser que surge, em todas as espécieis possíveis da forma mais magnífica, onde um ser dá a luz a outro ser.


Se pararmos para analisar o quão perfeita e inteligente essa natureza é, em tantas e tantas formas possíveis, estaremos analisando a própria Consciência. Dessa forma, o Todo para mim, é Pura Consciência. E nós, cada um de nós, cada átomo presente na manifestação dessa consciência, é parte dela. Sendo assim, cada um de nós possui um pequeno fragmento, isso significa que você não apenas Tem uma consciência sua, mas também, significa que você É essa consciência.


Acontece que nós, não somos nem um pouco incentivados a buscar essa parte intocável de fragmento dentro de si. Muito pelo contrário, você precisa buscar o que é tocável, o que é externo, o que é visível, em suma, você tem que buscar o que é material! Acontece, que essa parte intocável não é externa, não é visível, não é material, esse fragmento, é você, está dentro de você, é interno, se tornará visível somente através dos seus olhos para você mesmo.


Então, a primeira etapa no Caminho do Autoconhecimento, é tentar ver através de seus próprios olhos, do seu próprio jeito, a dimensão dessa consciência. Entender para si mesmo, o que essa palavrinha significa para você. O que é consciência? Buscar fontes de diversas filosofias diferentes e formular o seu entendimento. Porque como eu disse, esse mundo se tornará visível somente através dos SEUS olhos. Então reflita! Não precisa levar NADA como verdade absoluta ou seguir cegamente algo, treine a sua Reflexão.


Comece, saindo um pouco desse modo automático de viver OBSERVANDO essa inteligência se desdobrando em sua frente através dos pássaros que você vê, com o som musical das ondas do mar, com uma mãe segurando seu filho, e com tantas e tantas, infinitas expressões dessa inteligência manifestadas diariamente para nós e que, em grande parte de nossas vidas, não conseguimos nem sequer perceber. Observe então essa inteligência na natureza e em cada minuto do seu dia, e começará então ver, a partir daí, o reflexo de tudo o que você possui dentro, já que você, é pura consciência!


Ao trazer a tona o começo dessa jornada através da percepção à consciência, volteremos ao conceito do que significa a palavra Autoconhecimento, sendo conhecer a si mesmo, ter Consciência de si mesmo. E é aí, que entra a base estrutural dessa eventura, a tremenda grandeza e importância que a palavra Conhecimento tem em absolutamente toda a jornada.


2° passo: o conhecimento

Conhecimento siginifca: "entendimento sobre algo; saber; razão de entender por meio na inteligência, da razão ou da experiência; sua capacidade de aplicar o seu conhecimento à resolução de problemas (Dicio, dicionário online)"; "Ato ou efeito de conhecer, noção, notícia, informação, experiência, ideia... (Dicionário Aurélio)".



como começar no caminho do autoconhecimento

Na minha percepção, conhecimento é o único tipo de poder real existente no planeta. E é através dele que construiremos todas as bases e todos os alicerces da nossa estrutura. E essa estrutura, é você mesmo. O Autoconhecimento é o conhecimento que você possui e adquiri sobre si mesmo. E como já sabemos que você não é apenas as definições do seu nome, o que você faz e onde você trabalha, que você é o fragmente de uma consciência com inteligência infinita, que produz mistérios inexplicáveis e intendíveis ainda para nós humanos, imagine a dimensão de si mesmo. Imagine o universo que habita dentro de você, e então perceba, a vasta imensidão a ser explorada em uma jornada nesse universo. Existe tanta e tanta profundidade a ser conhecida, a ser entendida, a ser sabida dentro de você mesmo que faz com que essa exploração não seja um processo, não tenha começo meio e fim, é para toda a existência.


Então, Informação e Conhecimento, é o que revela a consciência. Conhecer a si mesmo faz com que você Conheça a Consciência. Que você acesse a inteligência infinita que todos nós somos parte. Conhecer a si mesmo faz você ser consciente de si mesmo. E sendo consciente de si mesmo você naturalmente se torna consciente da sua realidade, da sua manifestação, de o que você cria com a sua inteligência. E analisar e observar isso para além do modo automático da vida, é o que te dá poder para, não só analisar a realidade, como para também criar a sua realidade, transformar a sua realidade quantas vezes for necessário. Porque tudo que você precisa está dentro de você, você possui uma inteligência tão infinita que ainda não foi entendida por nós, você não precisa do externo, o externo é consequência do que você entende do interno. Então foque na estrutura, em construir essa estrutura, e essa estrutura é você mesmo, é tudo o que você precisa para colocar em prática essa inteligência, então estruture, e é exatamente o Conhecimento, a base dessa estrutura. Quanto mais conhecimento, quanto mais informações você tiver a seu respeito, e a respeito de como operam as leis do universo, informações de como as coisas são, como funcionam, como operam, mais fortificada essa estrutura vai estar!


Vamos trazer essa palavra para exemplos práticos da vida para ficar bem claro a importância desse alicerce. Um médico cirurgião é caapaz de operar, cortar e costurar os órgãos de um ser humano, assim como um mecânico reconstrói um motor para que o carro continue funcionando, o médico faz o mesmo no corpo para que o paciente continue vivo. Eu não sei você, mas eu não sei "consertar" nem um carro, quanto mais órgãos humanos. Mas existem muitas pessoas que fazem isso no mundo. O que diferencia a mim, dessas pessoas que tem essas habilidades? Exatamente, o conhecimento! Elas possuem conhecimento e informação de Como fazer isso, eu não possuo.


Outro exemplo, esse, algo que muito interessa a muitos: Dinheiro. O que diferencia duas pessoas que nasceram no mesmo contexto social, mas uma teve sucesso profissional e financeiro, e a outra não teve? Exatamente, novamente, o conhecimento. Uma adquiriu novas informações de Como conseguir dinheiro, e a outra não.


Percebam que, o objetivo é muito importante, mas entre querer e realizar, existe uma imensidão dentro da palavra Como. Para além de "eu quero isso", a principal questão é "como eu vou fazer isso?" E é esse abismo que separa o espaço entre querer e o fazer. Entre o sonhar e realizar. Visualize, você está a beira de um abismo, e do outro lado existe uma terra magnífica que você quer chegar. Como vai fazer isso? Tudo o que você tem a sua disposição é a sua Estrutura, sendo sua estrutura, você mesmo! Mas ainda existe um abismo entre esses dois lugares, o lugar que você está, e o lugar que você quer chegar! O conhecimento, é a ponte que irá te dar o caminho para o outro lado. O conhecimento é o Como. É a escada representada na imagem acima para adentrar sua mente. No começo, você só sabe que quer chegar ao outro lado, assim como o cirurgião, só sabia que queria fazer uma cirurgia, mas não existia a menor ideia de Como isso seria feito. A ponte não estava visível, mas dia após dia, novos conhecimentos foram sendo adquiridos, novas informações, com essas informações novas habilidades, e pouco a pouco a ponte foi sendo construída. E o que no começo era apenas um desejo, depois de adquirir muitas informações, a ponte ficou visível, e o médico conseguir realizar a cirurgia, e chegou ao outro lado.


Vejam, que ninguém que é muito muito muito bom em algo nasceu sabendo fazer aquilo. O que fez isso acontecer foi o conhecimento, a informação, a prática, prática e mais prática com as informações adquiridas. Como descreve bem aquela famosa frase "a obsessão supera o talento todas as vezes". Porque conhecimento é dedicação, é sair da zona de conforto e se colocar como aluno da vida.


Então, a palavra Conhecimento em toda a sua profundidade, é o alicerce de toda a sua estrutura. E o conhecimento sobre si mesmo, é que fará com que essa estrutura seja sólida e principalmente: que essa estrutura seja Real. Seja o seu Eu. E que você experiencie a vida apoiado em si mesmo, na sua própria estrutura, e não sob os desejos e ordens impostas a você pelo externo. Você é inteligência infinita para viver possibilidades infinitas, não aceite passar pela vida vivendo uma experiência menos do que você É, só porque disseram que tem de ser assim! Conhecimento, é o único poder real existênte no planeja terra, portanto, conheça e conheça-te!


E quando conseguimos alinhar Consciência (o seu Eu e o todo) com conhecimento (informações) conseguimos então, operar a vida com a Inteligência disponível e abundante que possuímos!


3° passo: a Mente

O conhecimento mais claro que podemos adquirir para começar a nos trazer esse Como viver o Autoconhecimento, é justamente o conhecimento da máquina que opera essa inteligência infinita: a nossa mente. A nossa mente é o computador mais poderoso do mundo, a grande questão é, se você tiver um computador mega ultra master blaster, mas não tiver o Conhecimento de como operar esse computador para fazer coisas incríveis, de nada adianta o computador ser incrível. Da mesma forma, se você não tiver o conhecimento de como opera a máquina da sua mente, nada adianta.


como funciona a mente humana


E convenhamos que, nós humanos, conhecemos muito pouco da nossa mente. Vamos lá, Freud começou a publicar e teorizar o aparelho psíquico há apenas 120 anos atrás. Tempo no qual Freud como um médico neurologista foi expulso da profissão de medicina na época, já que ele, através do estudo com as histéricas, estava tentando entender as causas dos problemas psíquicos para então, uma possível cura.


Porém, na época, os pacientes de clínicas psiquiatricas, manicômios, hospícios e afins, eram pessoas tratadas à margem da sociedade, e por ninguém fazer a menor ideia do que se tratava aquilo, os tratavam como animais. Tratamentos de choques, abusos, maltratos, eram as formas comuns de lidar com questões psíquicas e mentais da época, novamente, a apenas 120 anos atrás. Dentro desse contexto histórico-social, os médicos acharam um verdadeiro absurdo Freud estar colocando nomes e teorias na nossa Mente, a medicina da época era exclusivamente ligada ao que se podia ver, pegar. É possível fazer um exame e ver o nosso coração, mas não é possível ver o Ego em um exame.


Com isso, Freud deixou a medicina, e criou um novo campo dentro da ciência: a psicanálise. Publicando o primeiro livro desse novo universo em 1900, chamado a Interpretação dos Sonhos. Onde Freud começa então, a teorização do aparelho psíquico e estudos clínicos, para o que se tornaria um tesouro de conhecimento para a humanidade. Freud teorizou o Ego, o Inconsciente, o Consciente, e muitas e muitas bases de informação que a partir delas, muitos outros mestres e especialistas puderam contribuir e agregar e de fato, transformar esse entendimento.


Então percebam, o conhecimento prático dessa "palavavrinha" Mente, começou a pouco mais de um século, assim, existe muito e muito a ser explorado. Mas principalmente, ter o conhecimento base do que já existe, que é muita coisa incrível!


No meu processo pessoal, tudo mudou quando eu comecei a entender, através da faculdade de psicanálise, como opera a mente humana. A partir dessas informações, fica muito mais claro entender a si mesmo. Porque a Mente, é literalmente uma máquina, e entendendo a máquina, você conhece os padrões, as coisas ficam claras, tudo é muito claro. Sabe quando você vai na terapia e a terapeuta tem umas sacadas fenomenais? Sacadas que simplificam tudo? Então, para a terapeuta, através de sua fala, é fácil e claro reconhecer as reações, os gatilhos, as emoções que operam aquele conteúdo que está sendo trazido a terapia, e um monte de causa e efeito das suas ações que te trouxeram àquele lugar. E ela consegue ver muito fácil, coisas que você mesmo vivendo com você mesmo não tinha visto. E porque? Porque a terapeuta tem o Conhecimento de como a mente opera, como a máquina funciona. A chave essencial dessa leitura é adquirir esse conhecimento da terapeuta. E esse conhecimento, está todo disponibilizado na internet!


É claro que nada irá substituir um processo terapêutico, até porque, estamos operando sob diversos mecanismos de defesa, sendo assim, outra pessoa sempre irá te ver muito mais do que você consegue se ver. Especialmente a pessoa que tem o conhecimento especializado na área. Assim, sozinho, você consegue chegar até um determinado lugar, o que se torna essencial para o processo, ter uma guia nessa jornada para adentrar mais profundamente dentro deste universo!


Mas aqui, o objetivo é te fornecer o máximo de informações claras possível para que você comece esse processo mesmo que agora não seja possível ter uma pessoa guia dessa jornada. A missão é trazer o Autoconhecimento para a experiência da vida, para o dia a dia de todos os dias. E adquirindo o Conhecimento certo, é possível trazer esse universo para a sua realidade diária. Autoconhecimento é todo dia, não só na terapia!


A lição de casa então é: entender como opera a máquinna da sua mente, para a partir daí, operar a inteligência abundante e infinita que está dentro de você!


Resumo

É através dessas 3 palavras chaves principais, que essa jornada começa! Consciência, conhecimento e mente.



  1. Entenda, reflita, e pesquise no máximo de fontes possíveis, o que é consciência para você, e qual a importância que essa palavra representa na sua vida. Saia do modo automático e comece a observar essa inteligência infinita se desdobrando em sua frente minuto a minuto do dia.

  2. Aquira conhecimento, informações. O conhecimento é a ponte do Como você vai fazer alguma coisa. Quanto mais conhecimento você obter de Como obter informações sobre você mesmo, mais você irá desenvolver a habilidade de aprender contigo sobre si todos os dias.

  3. Busque o conhecimento que já existe de como opera a Mente humana. Conteúdo que está muito disponibilizado na internet. Estude sobre o Ego, o Consciente, o Inconsciente, Freud, Lacan, Jung, o nascimento da psicanálise e todo mar de conteúdo que existe nesse universo. Entendendo como funciona a máquina da sua mente, a máquina que opera a inteligência infinita, você se torna seu próprio analista, o observador de si mesmo.

  4. Busque o conhecimento necessário, a estrutura, o alicerce, para a a partir disso ter em mente levar o Autoconhecimento como filosofia de vida. Autoconhecimento não é um processo, é uma experiência diária.

  5. Aproveite a magnífica jornada de exploração para dentro dentro universo mágico que se chama "Ti mesmo". Eu garanto, será a maior e mais incrível aventura da sua vida!



a jornada do despertar da consciência


Enjoy the journey!






Comentários


bottom of page